quinta-feira, 18 de junho de 2015

Depois de 6 anos...


O que dizer depois de 6 anos morando na Alemanha?

O que eu tenho visto de quase todos os blogs e vlogs que  leio e vejo, na maioria sao só coisas boas, um mundo fantástico, nao que eu tb nao tenho vivivo por um tempo nesse fantástico.

Um dia uma brasileira me perguntou? Vc gosta de morar aki, o que vc acha da Alemanha? Ela já mora aki há muitos anos.

Eu dise: eu gosto é seguro.(mas foi um gosto assim meio sem gosto, nao sei se dá pra entender, nem eu entendo).
E ela disse éhhh o bom daqui, é a qualidade de vida!

Realmente ela sintetizou, pq é bom morar na Alemanha.

Entao na Alemanha, vc tem qualidade de vida, seguranca, transporte etc. em um grau quase perfeito.

Sim voltando ao blogs, vlogs e a esses 6 anos morando na Alemanha.

É raro vc ver algum deles falando de experiências nao muito boas, negativas, frustracoes, ...que mundo é esse?

Aí quem tá lá no Brasil, pensa, porra lá é muito bom, quero ir pra lá tb.

Nao sabe da missa o terco!!!

 Tirando a fase de adaptacao, que é principalmente vc aprender alemao, para viver aki e isso implica  poder ir ao médico, ao banco, ao supermercado, aos órgaos públicos, ter que se virar no alemao, arrumar um emprego, trabalhar, pagar, dividir contas, desenvolver sua independência e mesmo assim vc ainda nao será fluente no alemao como um nativo, vc ainda sofrerá com as declinacoes e vc ainda precisará de ajuda para entender documentos alemaes, burocracia, linguagem técnica, etc..

Eu aproveito pra dizer o que eu nao gosto na Alemanha, o que eu nao tenho gostado na Alemanha, o que tem de certa forma me sufocado, me irritado na Alemanha. É o fato de ser estrangeira e isso nao vai mudar, é andar na rua (no ambiente de trabalho principalmente) e as pessoas ficarem te olhando, pq vc nao tem a pele branca, pq vc nao tem os olhos claros, pq vc nao tem o cabelo loiro, essas coisas. Eles te olham e o olhar diz, de onde ela é?

É vc ter que lidar com a cara ruim do alemao, com a falta de gentileza. Vc chega falando alemao, calmamente, normalmente e eles num tom estranho nao tem como explicar, entao vc tem que falar um pouco sem delicadeza já na chegada pra eles te respeitarem, é isso, discriminacao velada.

Mais quem fica só em casa, num mundo paralelo, nao vivi isso, nao sabe o que é isso, continua no mundo fantástico.

Um comentário:

  1. OIEEEEE vc sumiu mulher (olha quem fala né - aquela q posta 3 vezes por ano hehehhehe). Meu eh exatamente isso q eu falo sobre a Noruega. Eu só posto coisas legais, só quando eu viajo ou faço algo mega legal. Mas quando me perguntam é exatamente o q eu falo: O bom aqui é a qualidade de vida, pq de resto acho q tudo tem seu lado bom e ruim. Não dá para comparar um pais q tem 5 milhoes de pessoas e São Paulo com seus 11 milhoes. Eh fogo.


    ResponderExcluir