quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

leis trabalhistas

tenho, tinha outros posts aqui, mas resolvi falar disso.
todo país tem suas leis, imagina na Alemanha!
nem sei se deveria estar falando, mas vamos lá...
Acho que já falei que meu contrato de trabalho lá na Clínica era de 1 ano.
Isso quer dizer befristet em alemao, ou seja contrato de trabalho por tempo determinado.
Masssss  dentro desse período eu passei pelo estágio probatório, vou falar da minha realidade, esse EP foi de 6 meses dentro desse período de 1 ano, ou seja se eles quizessem me mandar embora me mandariam e ponto, mas eba fiquei e sobrevive, verdade seja dita, lá eles precisam de mais pessoas e eles sabem disso...
Entao agora em fevereiro faz 1 ano que estou lá na clínica.
Eu pensei que agora eu seria contratada por tempo indeterminado unbefristet.
Bobinha eu, nananinanao, apenas a lei trabalhista diz que o empregdor pode prolongar o seu contrato.
O que isso quer dizer aqui?
O empregador prolonga o contrato por mais 6 meses e depois por mais 6 meses e entao a lei diz que o empregado tem que ser contratado por tempo indeterminado no caso unbefristet.
Ou seja o contrato determinado dura no total 2 anos.
Essa semana recebi o primeiro prolongamento de 6 meses do meu contrato pelo correio (a clínica é uma empresa, nada é pessoal, tudo eles mandam pelo correio) na hora fiquei sem entender pq só 6 meses, mas no outro dia conversei com colegas e eles disseram que é a lei e tb pesquisei na net, no site do Arbeitsamt e outros.
Já tava pensando em perguntar pro chefe se ele nao tava satisfeito, lalalala, mas tb meu chefe tem outros chefes acima, da parte administratvia e jurídica que nao sao bobos e se beneficiam da lei é claro, é óbvio.
Amanha levo assinado e aproveito pra dar uma de inocente pro meu chefe e pergunto hehehe.
Ah! falei de novo pro marido quero falar com a Merkel, isso nao tá certo, ele ri de mim, da minha loucura, acho que um dia mesmo ainda vou escrever pra Merkel ou pra outro político da hora sobre as minhas queixas e lutas como estrangeira nesse país kakaka
Me lembrei de Marx, de Engels o Capital, trabalhador, patrao-empregador, mercado de trabalho, capitalismo (ainda mais na Alemanha to aqui viajando nas idéias...) to ficando loka, nao reparem, rs.
Entao é isso umas informacoeszinhas, espero ter ajudado.... :)

2 comentários:

  1. Menina, isso é uma praga se alastrando pelo mundo... tudo pra diminuir os direitos trabalhistas (já q o contrato com prazo determinado não cresce o montante do FGTS e 40% em cima dele - isso aqui no Brasil) e dar mais lucratividade aos patrões...
    Cada vez mais as empresas preferem contratar determinado ou terceirizado...
    (Eu faço direito, essa é a área q eu pretendo me especializar )
    Mas mto bem lembrado Max, Engels,,, esses caras já vislumbravam o futuro!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Quer mudar a receita do sucesso economico da alemanha? São as leis trabalhistas flexiveis que garante agilidade nos negocios e o enriquecimento dos alemães...

    ResponderExcluir