domingo, 24 de novembro de 2013

Steuererklärung

Imposto de renda, acho que é isso traduzindo.
No Brasil pelo que sei vc só declara a partir de um determinado valor e bens em seu nome.
E aqui na Alemanha, como funciona.
Pelo que vi aqui, se vc trabalha e recebe e portanto tem renda, entao no final do ano vc tem que declarar.
Marido claro já declara e eu aqui já declarei 2 vezes.
Quando eu tinha só Nebenjob nao declarava, mas depois com Teilzeit e agora Vollzeit sou obrigada a declarar.
Mas pense fazer isso, é tudo em alemao, muitas palavras, termos novos, claro tive que contar com a ajuda do marido.
Mas cada vez mais, sinto a necessidade de me integrar mais, de entender melhor a vida na Alemanha.
Marido me ajuda, mas quero ser mais independete para entender os processos, para poder resolver certas  coisas, como essas burocráticas, entender papéis.
Coisas de uma vida normal em sociedade seja lá qual for o lugar, o país, como estou na Alemanha, entao tem que ser aqui.
E se ele nao estivesse aqui como eu resolveria...
E vcs o que pensam...

10 comentários:

  1. Eu nao preciso (ainda), mas o legal é que se recebe tudo de volta(declarado), leva um bom tempo pra fazer e receber e espero saber fazer perfeitamente algum dia.......por que tudo se aprende nessa vida..........boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissi nao se recebe tudo de volta, mas se recebe uma parte e baseado am algum gasto como por exemplo o combustivel que vc gasta para ir ao trabalho, enfim e tudo se aprende vou aprender tb :)

      Excluir
  2. Quando meu marido declara (eu ainda estou em busca de trabalho) ele me explica algumas coisas e eu acho importante saber! Não só a questão do Steuererklärung, como outras coisas mais como os impostos que se pagam aqui, contribuiçóes para o FGTS (esqueci como é em alemão, rs.,..). Tb penso da mesma forma: e se ele não estivesse aqui... :-(. Não é uma coisa legal de aprender como a burocracia daqui funciona, mas é necessário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra pois é nao é só isso há outras questoes, tb já fiz uma pequena aposentadoria, mais papel rs

      Excluir
  3. Se na nossa língua já é meio complicado de fazer a declaração do IR, imagina em outra né... mtos termos técnicos de contabilidade e área financeira, mas nada impossível de se aprender, vc chega lá ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu aqui tb tem pessoas especializadas em fazer a declaraca, quando vc nao tem saco e tempo é o melhor caminho, mas nao é barato nao, euroooo, acho tudo caro rs

      Excluir
  4. Eu ainda não pensei muito nisso, admito. Ainda estou muito ligada a minha faculdade, agora com uma futura filha e preocupada em terminar meu curso de integração, mas se um dia eu precisar aprender a declarar imposto de renda por aqui, marido é que vai de descabelar junto comigo...rsrs
    Concordo com você quando diz que é bom ser independente.
    Abraços Barb!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mallu quer dizer q vc está grávida, parabénsss, nossa outras preocupacoes futuras Kindergeld, Kindergarten, calma vamos esperar primeiro nascer né rs, seus estudos, a faculdade, curso de integracao, tudo isso junto nao é pouca coisa nao, abs :)

      Excluir
  5. Um dia eu aprendo. :)

    Adorei o seu comentário lá no blog! De verdade. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eve que bom que gostou, falei o que penso de verdade, a vida como ela é aqui, na conchinchina, no Brasil seja onde for, vamos andar com pé no chao, mas nao vamos deixar de sonhar e achar um meio termo se for o caso,... :)

      Excluir