segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Staatsangehörigkeit

Mas o que é isso?
Significa nacionalidade.
E eu consegui, agora tenho também nacionalidade alema.
Deixa eu contar como foi.
Depois que consegui a residência definitiva, ou seja, o Niederlassungserlaubnis esse ano.
Estava decidida ainda esse ano em conseguir a cidadania alema.
Entao em agosto dei entrada.
O que foi necessário?

Passaporte brasileiro.
Certidao de nascimento traduzida para o alemao.
Certidao de casamento, como casei na Alemanha o documento está em alemao, nao precisei traduzir.
Certificado de proficiência no idioma alemao no nivel B1.
Certificado de Integracao.
Einbürgerungstest que é um teste onde vc estuda 310 questoes, vejam no site da BAMF todas as informacoes sobre o teste é facinho,  o teste mesmo só tem 33 questoes e vc só tem que acertar 17, eu acertei todas as 33 rá.
Os 3 os últimos contra-cheques, levei os meus e do marido.
Documento de moradia, tipo contrato de aluguel ou outro.
A residência definitiva,  o Niederlassungserlaubnis.
Formulário preenchido.

O processo dura de 4 a 6 meses.
Nao estava esperando a resposta agora, pensava que só iam mandar a resposta lá pra fevereiro.
E nao é que sexta depois do trampo pego as correspondencias.
Aí vi uma carta diferente enderecada a mim.
Fiquei imaginando será que já é a resposta.
Sabe eu pensava que eu podia também receber uma resposta negativa, pq a atendente me disse que eles analisam  tudo, todos os documentos sao checados e entao enviam a resposta que claro tb pode vir negativa.
Aí nao é que a resposta foi positiva.
Fiquei muito, muito feliz.
Só nao fiquei mais feliz pq tive que pagar 255 euros, paguei na mesma hora on-line.
Aqui só se paga depois que recebe a resposta e caso seja negativa asssim mesmo vc paga 75%, espertos eles né.
Sim hj cedo liguei lá e perguntei sobre quando recebo a minha identidade alema Personalauweiß.
Rá, rá, rá só depois de uma cerimônia oficial que ainda irá acontecer, mas ainda nao tem data, pelo visto parece que no mais tardar em dezembro e receberei o convite via correio.
Entao no aguardo :)






7 comentários:

  1. Parabens, agora voce vai ser alema. Mas voce perdeu a sua nacionalidade brasileira ou nao??? boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Barb Q muito legal. Parabens. OWWW tb quero saber o mesmo q a Sissi perguntou. Aqui na Noruega não pode ter duas cidadanias, então se quiser ser norueguesa tem q dar tchau para brasileirice e isso eu não farei JAMAIS eehhehehhe (até o cuspe cair na testa e eu ter q fazer isso ehehhehehheh)

    BJSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissi e Dri eu nao perdi a nacionalidade brasileira, na Alemanha o nosso caso de brasileiros é permitido ter as duas nacionalidades :)

      Excluir
  3. Que ótima notícia, parabéns!
    A gente (eu) que acompanho alguns blogs, fico feliz com as conquistas das blogueiras... rsrsr, sinceramente viu.
    Mas caso tivesse sido negado, poderia ficar tentando outras vezes ? Creio q sim né...
    E que venham mais realizações.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu acredito q sim, mas ainda bem q du tudo certo, abs.

      Excluir
  4. Parabéns Barb!!! Essa é uma grande conquista! Eu apenas comecei a correr essa maratona! Em alguns anos espero ter o mesmo sucesso que vc!
    Tudo de bom sempre!
    bjos
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ainda há muita água p rolar sempre, sorte e sucesso na sua caminhada, na nossa nao vou parar ;) bjs

      Excluir