terça-feira, 28 de maio de 2013

No momento...

O que eu estou fazendo no momento...
Esses dias tenho postado mais, pq estou frei, só uns diazinhos, nao demora muito e volto ao lerêlerê.
Como nao deu pra fazer muito coisa, pq marido nao tá frei.
E tb tenho um teste agora em junho.
Advinhem to estudando, mas em casa.
E tentando colocar a leitura em dia.
Esse ano até agora só li 2 livros que eu me lembre em português.
Um livro sobre Nietzche e um livro de poemas de Fernando Pessoa.
Comecei uns outros 2 livros, clássicos e esses to bem devagar, requer mais tempo e concentracao.

E em alemao?
To lendo um livro chamado "Momo" de Michael Ende.
Detalhe marido tinha, tem o livro, sorte :)
Quem quizer saber sobre esse livro e o autor vejam na Wikipédia, é o site mais conhecido e menos dificil rs.
Descobri esse livro através do DW-Learn German.
Toda semana eles colocam dicas de livro.
E eu quando pensava em ler em alemao, pensava ai que livro?
Taí agora achei boas dicas de leitura em alemao.

E vcs o que estao lendo?
Me conta :)


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sao 4 anos

Isso mesmo.
Sao 4 anos que estou na Alemanha.
Cheguei pra ficar em maio de 2009.
Nossa lembro da emocao.
Da felicidade do reencontro.
Da nossa alegria, dos nossos olhares.
De sentir de novo a Alemanha, o ar, as ruas, o trânsito sim o trânsito eu gosto desse tema do Bahn, do Zug, da organizacao, desse jeito de ser alemao.

E fazendo uma retrospectiva.
Nao foi fácil, nada é fácil, eu penso assim.

2009 comecei o curso de alemao.

2010 consegui um pequeno trampo Minijob.

2011 comecei outro curso de alemao.

2012 consegui um emprego de meio período Teilzeit.

2013 depois de mais de 2 anos deixei meu Minijob.
2013 consegui minha residência definitiva Niderlassungserlaubnis.
2013 consegui outro emprego de tempo integral Vollzeit.

Sabe estudar e trabalhar ou trabalhar e estudar, a ordem dessas duas coisas nao importa, mas sao coisas importantes pra mim. Me sinto gente.

 Ainda vou falar mais em detalhes sobre isso de como foi quando cheguei que nao falava nada de alemao e alguns alemaes me olhavam e sempre perguntavam sobre trabalho.

E 2013 ainda nao acabou, continuo correndo atrás, peraí deixa eu ir correr...

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Sentindo falta...

Estou sentindo falta... Mas vcs sabem de que?
De estudar, de fazer um curso.
Minha preferência claro seria continuar estudando alemao, aprimorar.
Ou fazer um curso aqui na Alemanha que claro seria em alemao e assim de alguma forma estaria estudando alemao tb.
Uma das minhas vontades seria fazer um curso de costura, queria aprender a fazer umas coisinhas, sou uma negacao nessa área e acho que seria muito interessante aprender um pouco sobre a arte da costura e desenvolver coisas...
Outra gostaria de estudar outro idioma, acho fascinante.
Aí como queria...
Mas no momento de verdade nao tenho tempo, por causa do trampo.
É assim queria tanto um trampo, tenho. Agora quero estudar um pouco, ai minha cabeca louca, como quero coisas.

Trampo todos os dias e as vezes no final de semana, que me deixa cansada e sem ânimo.
Nao tenho mais o pique que tinha no Brasil, de estudar e trabalhar, era assim lá. Meu último estudo no Brasil foi minha especializacao.
Também era solteira, agora casada quero ter tempo tb pra meu maridinho e ele tb quer ter tempo comigo.
Ah vida, vida...
No momento estou estudando só um pouquinho, mas o tema é fácil e é em alemao.
Irei fazer um teste em junho e acho que passo, espero rs.
E vcs sentem essa falta de estudar ou de que...

quinta-feira, 16 de maio de 2013

aaa Novela mexicana brasileira


 aaa Novela mexicana brasileira, desde já me desculpem os mexicanos.
Gente eu só tenho um sobrinho lindo que eu amo d+++ da conta sô.
Aí que em marco ele faz/fez aniversário e eu queria mandar alguma coisa pra ele.
Nunca mandei nada pro Brasil pelos correios, só de medo de  nunca chegar.
Sempre mando em dinheirinho e se compra um presentis.
Marido diz, insiste e me convence e eu mando. Marido é gente boa, acredita nas pessoas, tem fém, eu nao, brincadeira.
Meu sobrinho é louco, mas louco por futebol, pense!
tannnnram, a inteligentona aqui com o inteligentao daqui resolveram mandar o quê, o quê??? imaginem aí...
Uma chuteiraaa.
Claro que antes eu resolvi perguntar pra crianca o seu pedido, o seu desejo.
Ele tadinho sem nocao, falou cartas, na inocência de nao ter muito idéia do que pedir, mas muito, muito doce né, ele só tem 7,8 anos.
Tia desnaturada eu né, nananinanao eu sei a idade dele, acho, ops, q nada eu sei.
Eu e marido sabendo da loucura crazy dele por futebol, falamos na chuteira.
Ele vibrou, pulou, adorou a idéia e falou a marca, disse que queria NIKEsx.
Influência dos produtos americanos no Brasil né.
Claro que ele tem tênis, chuteira, mas queria mandar uma top, das tops.
E claro marido ficou sentido e disse - ele nao quer uma chuteira de marca alema.
Sim, pra tirar a influência mardita americana, falamos dos produtos alemaes que sao de primeira.
E eu sou fan assumida da Adidasx, gosto do Puma tb, marido é Puma, humpf, mas Adidasx pra mim é Adidasx, tá!
Encontramos a chuteira dos sonhos e mandamos.
No dia do envio, eu morrendo de medo de mandar, quem nos atende no DeutschPost/DHL.
Quem, quem?
Uma brasileiraaa, êba, carnaval e foi mesmo, olha como foi.
Ela viu eu falando com o marido tudo junto e misturado alemao/português sobre o medo de mandar pro Brasilis e roubarem.
Nessa hora ela se manifestou, baixou o santo, êpa, êpa, êpa tao falando do meu país, foi quase assim mesmo, gente foi muito engracado.
Mas ela nos tranquilizou e disse que chegava e que tava acostumada a mandar coisas pro Brasil, tranquilo, descansei.
Comecamos a conversar e rir em português e marido tb (metido), ele fala português que nem uma brastemp, brincadeira, mas ele fala legalzinho, tem erros, mas se vira.
Falávamos um pouco, alto e sorrindo sabe como é brasileiro e o os outros colegas dela só olhando admirados e comecou a formar fila e mais alemao olhando a bagunca e alemao irritado sai de baixo, despachamos a encomenda.
Pasmem agora, mandamos no dia 18/03 e até hj nao chegou.
O correio alemao eficiente tem tudo protocolado e meus dados, email.
E eles despacharam no dia 20/03.
A parte dele eles fizeram, mas eles nao descansam nao, nos mandaram um email, dizendo que entraram em contato com o correio no Brasil pra saber qual foi do lance ainda nao ter chegado, alemao sabe de tudo desde os tempo da Stasi, se vc nao sabe o que é, o que foi, morraaa, pq vc é um/uma desg... nao vou completar é horrível o que ia dizer, mas é bincadeirinha hihihi e assim que tivessem uma resposta nos dariam e até hj eles nao tiveram essa resposta e nem nós claro.
Eu pensando roubaram, ficaram com o presentinho da crianca, do meu sobrinho.
Eu como sou detetivona, oiê liguei pra deus e o mundo e fucei, fiz vuco-vuco-vaco-vaco na net e descobri onde está a tao aguardada chuteira.
Rastreamento oi ;)
Descobri 1. que ao chegar em Sao Paulo, mandaram pro Paraná pra uma tal CENTRO DE TRATAMENTO DE ENCOMENDAS INTERNACIONAL, ôxih gente, nome bonito e pomposo né, oi só o nome mesmo.
Descobri 2 que esse lugar é uma espécie de alfândega e que pode demorar até 3 meses pra chegar ao destino final, que é lá no fim do mundo, no nordeste brasileiro, mas precisamente em Sao Luís, to falando assim pq Sao Luís é longe eu sei eu vim de lá e é com muito amor e respeito que digo isso, mas é verdade.
Pôxa pra que ir pro Sul isso, pro Paraná, sendo que o destino final é o Nordestesssxx.
Coisas de centralizacao e nao de perifirizacao...
Liguei tb e depois de tecle 5 pra servicos e esperar, esperar, ... consegui falar com uma central do correio e descobri tb que alguém já tinha protocalado tipo asssim, uma reclamacao, mas a moca, mocinha/atendente nao soube me dizer quem foi, mas eu sei foi o correio alemao e a mulher teimou comigo que nao, pq isso sao em outros setores, deixei ela pra lá, aff burrice.
Entao deixa ela pensar que foi o Russo, a Lívia,  Wanda e toda a quadrilha do tráfico "Salve Jorge".
Pois é, ela disse que ia protocolar minha reclamacao, mas nao me deu nenhum prazo.
Isso eu já imaginava...Entao vamos esperar... humpf.
Ah! e pra qualquer coisa eu entrar em contato de novo.
Valha eficiência e rapidez nos servicos brasilis-tupiniquins das organizacoes Tabajara!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

hj...

Hoje eu acordei sonhando...
com o fogao da casa da minha mae...
casa de/da mae, minha casa, sempre minha casa...
no sonho tinha tudo...
até as panelas, o fogao, o formato 4  bocas ...
e o mais impressionante a panela de pressao! ...

acordei!; simplesmente acordei...
deve ser saudade ou algo muito forte e parecido...
mas era a casa da minha mae, a minha casa, sempre será...
nao que hj eu nao tenha a minha casa...
a nossa casa, minha e do meu amado...
 e nao que eu nao sinta  saudade da minha casa...
da casa da minha mae, de tanta coisa...
deve ser o dia antecipado  das maes na minha cabeca, da minha mae...

ah! e hj é feriado na Alemanha Vatertag/ dia dos pais e um dia religoso, enfim...
estava decidida em passearmos...
acabamos indo p Speyer, velha conhecida...
fomos a um restaurante tb conhecido...
comida ótima, farta e bom preco...
e depois p catedral, já tínhamos ido lá, mas hj entramos...
e encontramos folhetos em vários idiomas e em português amei...
adorei o Brasil, Portugal e outros como nós representados.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

A de hj

Olá pessoas.
Nem acredito estou de folga por 3 dias seguidos, ontem terca, hoje feriado do trabalhador e amanha.
Também pudera semana passada só tive 1 dia de folga.

Sério to tao feliz hj, livre, leve e solta que intimei o maridao a almocarmos fora, nao temos tido muito tempo juntos.
Nos encontramos a noite em casa, os dois cansados e no final de semana ele tá livre e eu ultimamente nao, pra quem trabalha em clinica é assim.

Sim nos aprontamos, tava com desejo de comer em restaurante asiático, sabe aquela variedade e um arrozinho, brasileira né.

Marido nao anda muito bem de saúde, ainda nao dectamos direito o que ele tem, quer dizer o médico, pq eu tenho mania de querer ser médica e procurar informacoes, imaginem onde, aqui na net e fico depois querendo ensinar o médico, já fiz isso e o médico alemón fica só me olhando como quem pensa essa mulher é doidha rá...

Estamos a caminho marido sentiu no meio do caminho uma dor de cabeca daquelas, infernal, parou o carro umas 3 vezes e eu aimeudeus, ele nao tem condicoes vou ter que assumir a direcao, bem tenho carteira mas brazuca e nao tirei ainda a alema e aqui dirigi muito pouco e se me pegam to fora da lei, por isso nao facilito.

O homi continuou passando mal e eu tomei a direcao e rumbora, voltamos pra casa no meio do caminho.
Nao estavamos muito longe de casa, mas sério gente nao gosto muito de dirigir, no Brasil o trânsito é muito intenso e estressante peguei bode, na Alemanha acho tranquilo e nem preciso, mas se tenho que fazer faco.

Já disse em outro post que quero tirar a Führerschein, apesar de usufruir com muito prazer dos meios de transporte na Alemanha o Zug principalmente em casos como esse se faz necessário, se fez e quem sabe depois ter meu carro por aqui.

Sim o homi tomou um remedinho descansou, melhorou e finalmente fomos comer no asiático, delicinha, saímos de panca cheinha e deixa eu ir ali tomar meus drinques e namorar um bucadinho :)