sábado, 26 de janeiro de 2013

Niederlassungserlaubnis

Finalmente!!! Recebi essa semana e só felicidade.
 Mas o que é isso oi? Simplesmente a residência definitiva. Nao preciso mais renovar visto. Aqui na minha regiao recebi 2 vistos o primeiro só de 1 ano e depois de 2 anos, agora nao tenho mais que ir naquela merda de lugar pedir, renovar visto. O documento é mais ou menos assim.


Detalhe que a moca bonita falou que nao adianta andar só com esse documento aí, se um dia na vida assim acontecer de haver controle, policiais me pararem e me pedirem documentos tenho que andar com o passaporte brasilis tb, só ele nao basta, entao ele é o fraco, pq quem eu sou de verdade é brasileira e ponto...

Pra receber esse negócio aí tive que:
Estar/morar na Alemanha, no minimo 3 anos.
Tirar um novo passaporte brasileiro, pq o antigo ainda estava com o nome de solteira.
Apresentar documento de moradia, se alugado, contrato de aluguel.
Do proprietário do imóvel um questionário respondido e assinado por ele falando desde qaundo moramos no imóvel e se pagamos diretinho, oiaa...
Nebenkosten, que diz quanto se gasta com água e sei lá + o que.
Os três últimos contra-cheques do marido (é pra ver se ele pode me sustentar oi).
Da estrangeira, eu no caso, o Certificado do Curso de Integracao, curso de alemao até o B1 (eu tenho, senao colega, nao rola esse documento nao...).
Se a estrangeira trabalha, apresentar tb 3 os últimos contra-cheques, eu apresentei do trabalho e do pequeno trabalho (Nebenjob), a loka e o medo.
Levar uma fotinha.
Pagar de 135 até 250 euros, gracias que só pagamos 135 euros, mas doeu, sinto muitas dores no bolso.
Eles avaliam tudo, caso o que ele e (vc) ganhem nao dê pra se sustentarem de acordo com os cálculos que os Nazi fazem vc nao recebe oi... e aí? Nao sei, recebi rs.
E esperar quase uma vida, quase 2 meses, pq tudo vai pra central em Berlin (e eu ficava pensando tá demorando d+ esse negócio, eles vao me negar) vixe agora toda a Alemanha já sabe de mim. To famosa, acabou a privacidade rs óh o medo, medaaa...

Entao é isso, foi isso, mas quero +++ hum... :)





  


14 comentários:

  1. Ah, que legal, parabéns! E que saga pra conseguir esse documento, hein? Ainda bem que deu tudo certo. Imagino seu sofrimento aí esperando, Deus que me livre, eu ia ficar desesperada!! haha

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se uma coisa q nao sei é esperar, sou impaciente, aguniada e assim acabamos penando ;/, mas deu tudo certo :)

      Excluir
  2. Parabéns .
    Imagino seu alívio ,a via sacra chega ao fim.
    E aminha apenas começando, cartório,consulado,procuração ,eu tenho que aprender esperar sem me estressar, ultimamente os nervos andam a flor da pele, e esperar vai ser uma constante na minha vida.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lhe desejo sorte para os primeiros anos, é uma via sacra aff...

      Excluir
  3. Parabésn!!!! sensção boa hem....
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana obrigadúuu, a sensacao realmente foi/é maravilhosa, bjs.

      Excluir
  4. Respostas
    1. é só alegria e correr atrás de tantas outras coisas, vamo q vamo ;/

      Excluir
  5. Ai Barb parabéns!!!Achei mto legal ser obrigatorio o curso de alemão para pegar a residencia, aqui o povo só enrola, justo :)
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui o negócio é sérius rs, tem q estudar, ter o certificado, aqui nao é casa da maria joana rs, desculpa aê maria joana rs2x bjs.

      Excluir
  6. Eita Barb famosa, parabéns pelo documento definitivo! Mais uma vitória pra ti!!!
    Só algria!
    Bjim
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia adorei a nova foto, barb famosa rs, obrigadú :)

      Excluir
  7. Que legal Barb!!
    Informações muito úteis!! Thanks God eu consegui fazer toda a minha documentação aqui pelo consulado e como eu já tinha a cidadania antes de casar com o alemão, tudo ficou muiiiiiiiiiiiito mais fácil!! Agora é só pedir a Deus que tudo chegue no tempo certo, leia-se antes da viagem, hehehe!!!
    Beijinho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pê ah c vc já estava tudo garantido, é alema + fácil, acho q tu nao terás pro nenhum, mas eu tb vou requerer agora a cidadania por ser casada c um alemao, já me informei na imigracao ao receber este Niderlassungserlaubnis, praticamente vou repetir a mesma papelada, uma ou duas coisas a mais e pronto :)

      Excluir