sábado, 24 de novembro de 2012

Coisaaa viu...

Coisa chata, coisinhas que me pegam no idioma alemao.
Pra ver se eu nao esqueco nunca mais, entao resolvi escrever aqui no meu blog/diário/um pouco de tudo e sempre que precisar venho aqui e dou uma olhadinha aff.

Abrir a porta, a janela. Die Tür/das Fenster öffnen.
Fechar a porta, a janela. Die Tür/das Fenster schließen/ zu machen.

Ligar a TV, a luz. Der Fernseher/die Lampe an machen/einschalten.
Desligar a TV, a luz. Der Fernseher/die Lampe aus machen/ausschalten.

Vê se num é uma quase praga zu/an/aus.......machen :/

4 comentários:

  1. rsrsr Mas é viu... vc acredita que eu ja percebi isso ate no meu Lehrer auf Deutsch ?
    Eu vejo q toda vez q é pra usar esses verbos ele para e pensa um pouco antes de falar...
    Viu, não é só vc :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu pois é, o problema na verdade nao é nem tanto o verbo e sim essas preposicoes que o acompanham an, aus, auf... chatice rs.

      Excluir
  2. Barb! adorei sua i'deia, escreve mesmo... pois eu lendo seu post também de certa forma vou aprendendo e memorizando... eu tenho essa mesma dificuldade, alias muitas...
    ADOREI!!! manda outras ...
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana pois é vou escrever essas dúvidas cruéis e essa é a que mais me pertuba no momento, mas sempre há outras, bjs.

      Excluir