quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Papéis e documentos

Esse é um assunto chato, burocrático, mas que a vida em sociedade exige, enfim.

Até agora eu era casada só aqui, era solteirinha no Brasil, mas isso acabou, estou duplamente e definitivamnete casada na Alemanha e no Brasil, pq enfim registrei meu casamento no Consulado Brasileiro em Frankfurt.

Olha tenho que confessar que fazia uma falsa idéia sobre o nosso Consulado, mas gostei do ambiente e do atendimento, de certa forma foi rápido e sem burocracia, cheguei lá depois de enviar pelo correio toda a papelada pedida pelo consulado, aguardar os prazos etanram realmente o registro estava pronto e achei mais simpático (pequeno e com cor) que a Certidao de Casamento Alema ( A4 branca).
O modelo é como esse


E andando por Frankfurt, parece que o que mais vi foi estrangeiros como eu, muitos asiáticos, talvez chineses, nao sei nao, mas acho que eles vao dominar o mundo, se já nao estao. Outra prova dessa mistura de povos foi, fomos lanchar no Mac, eu nao gosto muito, mas marido adora, gente sério nao tinha um atendente alemao, todos estrangeiros...

Dei entrada tb num novo passaporte, agora com o novo nome de senhora casada que sou, o dito era em 2 semanas recebo em casa, pois é eles foram pontuais, optei por receber no conforto do meu lar a ter que retornar ao Consulado, mas caso ocoresse algum erro, teria que desembolsar 68 euros novamente, retornar lá e fazer tudo de novo, fiquei com medinho disso, mas chegou todo corretinho sem nenhum erro :D

O outro passo é dar entrada no Niderlassungserlaubnis.

14 comentários:

  1. Que legal Barb!!! agora casadíssima...
    Bom saber sobre o consulado!!!!
    beijinhossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana pis é, pois é, pois é e o consulado foi 10 comigo, bjim.

      Excluir
  2. Eu fiz exatamente a mesma coisa, só que em maio. Casei em março porém só consegui tempo para ir a Berlin em maio. Mas me aconselharam lá na Embaixada a registrar meu casamento no cartório onde eu nasci no Rio quando eu for lá. Mas há um mês eu tive que voltar lá pra mudar o nome no cpf e autenticar uma procuração pois esqueci de deixar uma no Brasil quando saí. Só que até hoje não fui buscar meu cpf novo..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mallu vc foi rápida eu empurrei com a barriga até onde deu, levei 3 anos pra registrar rs e tb quando chegar ao Brasil tenho que registrar no cartório da minha cidade, abs.

      Excluir
  3. Oii!! Achei teu site e estou adorando ler tudinho, mas tudinho é muita coisa sabe?Hehehehe!!
    Então, eu estou nesse mesmo processo só que ao contrário! O meu marido é alemão e mora aqui no Brasil, eu já tinha a cidadania alemã e nos casamos aqui, agora estou correndo atrás da papelada para regularizar o nosso casamento na Alemanha também através do consulado alemão! Em março vamos de mudança para Alemanha e o friozinho na barriga cresce a cada novo dia!!
    Beijinho e até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Petra achastes este espaco e estás gostando q bom, seja bem vinda, volte sempre e boa sorte na sua vinda pra Alemanha, ah! e vc tem um blog tb, vou passar por lá, bjim

      Excluir
  4. Barb que bom que tdo deu certo e vc já está casadíssima lá e cá :) tem coisas relacionadas ao nosso país que ainda continuam, podia ser assim em tudo mas;...
    Aqui tbm está assim, bombando de estrangeiros, ta ficando difícil achar sueco por aqui, vamos ver no que isso vai dar.
    Bjkss e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re agora sim tenho nocao da globalizacao, o mundo é de todos e nao tem rosto específico, pode ser, branco, negro, amarelo, puxadinho e sei lá mais o que rs, bjs.

      Excluir
  5. Que legal, Barb! É tao bom quando tudo dá certo (ainda mais quando é algo burocrático). Eu ainda sou solteira no Brasil! Me casei na suica e moro em Viena, daí pra trocar meu nome nos documentos, tenho que ir pra suica me registar no Consulado brasileiro de lá, pegar o documento do registro e trazer pra cá. Acho que prefiro ficar do jeito que está mesmo! huahuaa Vou deixar para fazer isso quando formos visitar nossos parentes lá. Enfim, muito bom que deu tudo certo pra vc!! Beiijaoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le casou na Suica, mora em Viena, tem que voltar pra Suica pra... aff já cansei, tem tempo espera mesmo pra fazer no Brasil, comigo cansava só de imaginar as idas e vindas, os papéis, a trabalheira, por isso levei 3 anos rs, bj.

      Excluir
  6. Oi Barb, meu nome é Andréia e vivo na Alemanha com meu namorado e minha filha faz 10 meses sem um visto porque estou aqui por Uniao Familiar, e queremos MUITO nos casar no civil, e minha pergunta é a seguinte: Quanto tempo demora pra casar aqui desde de que vc ja tenha os documentos? E MORE aqui. Ah propósito, também moro em Rheinland Pfalz. Parabéns pelo blog cheio de informacao e obrigada por compartilhar sua experiencia com "novatos". Abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia se vc já tem todos os documentos é só ir no Rathaus e marcar pra uma data disponível e compatível pra vcs e ter sorte de fazer com uma pessoa legal de lá, pq tem gente que inventa um monte de coisa, eu casei em Ludwigshafen, se vc morar lá e casar lá e quizer te indico o nome da Frau que nos atendeu, ela é ótima, educada,...boa sorte.

      Excluir
  7. interesseiras ,,,casam pra ter cidadania europeia...mal sabem falar portugues!!!! gringos, sempre enganados pelas falsas brasileiras...um dia isso acaba...!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, fala assim. näo. Existem pessoas de boa índole nesse mundo. Eu por exemplo nem sonhava em me casar com um alemäo, nem sair do meu país e muito menos ter cidadania européia. Amo do fundo do meu ser meu Brasil. Infelizmente acho que precisarei de passaporte alemäo pra poder trabalhar aqui na minha profissäo, somente e só.

    ResponderExcluir