segunda-feira, 23 de julho de 2012

Saúde

Saúde é coisa muito séria aqui na Alemanha.

Nao tem como nao ter um plano/seguro de saúde é obrigatório, vc pode ter um privado se vc é independente ou vc pode ter um automaticamente quando vc é empregado é descontado da empresa para a qual vc trabalha.

Aqui na Alemanha já me consultei, claro né oiii, mas ainda nao tinha precisado de um Hospital, na verdade até agora nao precisei, mas hj precisei visitar um.

Estava combinado de ontem sogrita nos visitar, mas ela ligou cedo dizendo que nao estava passando muito bem, achamos que nao era nada, mas avisamos que caso houvesse uma piora ela ligaria pra nós ou para uma Emergência, já que ela esteve um pouco mal no ano passado. Dito e feito ela ligou pra Emergência e foi socorrida rapidamente, encaminhada para um Hospital, simples assim.

Entao estou eu toda faceira no Job quando recebo a ligacao do marido dizendo que sua mae teve um infarto e estava em um hospital. Já estava quase na hora de eu sair e esbaforida com a notícia avisei que teria que sair as pressas, mas finalizaria o trabalho zack, zack. Marido se encaminhou rapidamente para o Hospital.

Ela passou a noite na UTI e hj eu tb fui vê-la, genteee quando entrei na UTI eram 3 leitos só no quarto dela, e há outros quartos e outros leitos claro, nao deu pra contar a quantidade e tudo do bom e do melhor, equipamentos ultra-modernos, tudo limpo, realmente primeiro mundo.

O bom é que temos um casal de amigos do marido que trabalha lá, ele é chefe de uma das enfermarias, na sua equipe tem nada menos que 30 enfermeiros, visitamos seu Büro no sétimo andar, paremmm o Hospital tem simplesmente 8 andares é enorme.

Sei que estou no primeiro mundo, mas pôxa o que temos aqui é seriedade, Saúde é coisa séria, nao podemos brincar com a saúde das pessoas, desculpem, mas nao tem como nao pensar na Saúde lá do Maranhao que venho, com aquela Sarneyzada há décadas no poder.

Ah! e a sogrita estava muito bem, depois do sufoco,  teve que colocar um catéter, gente já estava toda trelêlê conversando e sorrindo :)

O site do Hospital é esse aqui  http://www.diakonissen.de/


10 comentários:

  1. Entrei no site... heheh... fui na Babygalerie, que coisinhas mais fofas :)
    Bom, aqui no Brasil temos nesse nível, porém para poucos que podem pagar :(
    Por aqui pelas minhas terras temos o Real Hospital Português, Hospital Esperança, etc inclusive tem essa galeria dos bebezinhos também. Dependendo se vc trabalha numa boa empresa, os planos de saúde são realmente bons, com descontos acessíveis no contra-cheque/hollerit, e aí dão direito a esses bons hospitais.
    Outro ponto legal também, são os Hospitais das Clínicas (hospitais das universidades federais), são públicos e referência de tratamentos e cirurgias em várias especialidades.
    Agora, em termos de limpeza e modernidade, com certeza aí dá de 1.000 a zero pro Brasil, por melhor que seja o hospital aqui, as novas tecnolias demoram mais a chegar em terras tupiniquins hehehe ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é como vc disse para termos o melhor temos que pagar, aqui os impostos pagam, o dinheiro realmente é investido para Saúde ou Educacao,... e todos os Hospitais sao bons, no Brasil os hospitais públicos em sua maioria sao um caos, sei que a populacao brasileira é muito maior se comparada a Alemanha, mas se usarem sempre essa desculpa nunca vamos melhorar,...em Sao Luís temos hospitais particulares, ou seja, só quem pode pagar usufrui e os Públicos aff!!! ah e conheco Recife, mas faz tempo que estive por lá, abs.

      Excluir
    2. Ah tá, não tinha entendido que era pra todo mundo, pq vc começou o texto dizendo "vc pode ter um privado se vc é independente ou vc pode ter um automaticamente quando vc é empregado ".
      Tinha dado a entender que só tinha essas 02 maneiras de ter acesso à Saúde (ou privado ou empresarial).
      Então até se a pessoa está sem emprego, nem tá pagando um plano privado, mesmo assim ela tem acesso a tudo de bom... 1º Mundo é outra coisa :)

      Excluir
  2. Ah sim, mas lembrando que Recife já tem um polo médico desenvolvido, com certeza, lá pro Norte mesmo, Amazonia, Acre, Pará, a população sofre bastante em relação a tudo né, principalmente saúde.

    ResponderExcluir
  3. oi barb!
    melhoras pra sogrita!
    e que legal você narrar sobre o hospital, ainda não precisei e espero que continue assim, mas é um sossego saber que será bom se vier acontecer algo (isola!!!)...
    Temos plano de saúde bom, só acho chato marcar consulta, parece que os médicos já tem sua clientela...estranho!!
    beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana aqui todos tem seguro saúde mesmo, só nao tem quem é ilegal e no Brasil todos tb tem, a diferenca é que lá é o SUS-Sistema Único de Saúde, ah e isso de marcar a consulta, acho que vc tá certa, muitos já tem seus pacientes de anos, sabe a Alemanha é um país de velhinhos rs, bjs:)

      Excluir
  4. Melhoras para sua sogra, Barb!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Isso me lembrou do meu pai, que há 2 anos teve um infarto e eu fui com ele para o Hospital, mas tive que percorrer umas 3 emergências em Porto Alegre até encontrar algum com vaga. Foi muito tenso! Finalmente ele conseguiu ser atendido, e ficou num leito no meio de um corredor lotado de gente doente, cena muito chocante que eu fiquei mal e precisei sair de lá pra não desmaiar (tenho fobia de hospital). Menos mal que ele foi bem atendido, dentro do possível, e saiu recuperado. Mas a cena da saúde brasileira é triste mesmo, e mais chocante ainda quando nos deparamos com um sistema de saude tão eficiente como o alemão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma história assim com minha mae que teve um AVC assim que cheguei na Alemanha, minha irma tb sofreu com os hospitais lá me Sao Luís minha cidade, fora que tenho um amigo que sua mae faleceu pq num hospital particular nao tinha leito na UTI, triste a saúde no nosso país :(

      Excluir