segunda-feira, 2 de abril de 2012

Feijoada

De frutos do mar...Achei essa receita interessante e diferente ainda mais p essa época...
Ingredientes
400 g de feijão branco
Água
2 dentes de alho
1 ½ cebola pequena
40 ml de azeite
60 g de tomate pelado
2 tabletes de caldo de peixe
1 kg de tentáculos de polvo
20 ml de óleo de soja
70 gramas de camarão médio
300 g de mexilhão
 70 g de lula

 Modo de preparo
Numa panela de pressão coloque o feijão e cubra com água (3 cm acima). Tampe a panela e leve ao fogo médio. Espere começar a chiar e cozinhe por mais 10 minutos ou até o grão ficar macio. Escorra e reserve.
Para preparar a base, amasse um dente de alho e pique meia cebola pequena. Numa panela, aqueça 10 ml de azeite e, em seguida, junte o alho. Deixe dourar e acrescente a cebola, o tomate e os tabletes de caldo de peixe. Refogue bem. Junte meio litro de água e cem gramas do feijão cozido e deixe cozinhar por dez minutos. Bata tudo no liquidificador e reserve.
Coloque os tentáculos de polvo numa panela de pressão, cubra com água, junte 20 ml de óleo e a cebola pequena. Leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos contados após começar a chiar (ou até ficar macio). Escorra, corte-os em pedaços de 6 cm e reserve. Coloque os mexilhões em uma panela, tampe-a e leve ao fogo, sem água, até abrirem as cascas. Retire as cascas e reserve. Corte a lula em anéis de 1 cm de largura e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Frite-os numa frigideira com 10 ml de azeite e reserve. Faça o mesmo com os camarões, após descascados.
Em uma panela grande, coloque 10 ml de azeite. Acrescente um alho picado e deixe dourar o restante do feijão cozido e deixe ferver por cinco minutos. Sem desligar o fogo, incorpore o polvo, os mexilhões, o caldo de peixe e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Em seguida, junte o camarão e a lula. Deixe mais 2 minutos. Desligue o fogo, jogue o coentro e mais 10 ml de azeite.

6 comentários:

  1. Caracas que feijoada diferente Barb...
    e aí ficou boa???
    beijocass

    ResponderExcluir
  2. postei aqui mas ainda nao fiz, qualquer hora dá a louca e faco rs, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Que interessante, Barb!
    Feijoada branca com frutos do mar!
    Sounds delicious!
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Barb,
    deve ser muito boa essa feijoada, pena que eu nao posso provar... sou alérgica a frutos do mar...
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Hummmm deve ser deliciosa, meu unico pro em fazer feijao aqui na Noruega é que nao tenho panela de pressao, dizem que nas grandes cidades se vc rodar o mundo vc até encontra pra comprar, mas eu muié dos mato, moro num lugar muito pequeno que por sinal tem tudo, menos uma panela de pressao pra modi eu comprar. rss já fiz feijao na panela normal durou 3 horas pra ficar mole,afff nao deu pra repeti a dose nao. rss bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho panela de pressao, dessas alemaes chiquetérrimas e só usei uma vez pq nessa vez eu nao soube usar e voou feijao pra todo lado, acostumada com as do Brasil simplezinha kkk quase me queimei e o marido tb, depois disso cozinho em panela normal, mas o feijao que eu uso aqui é bom e rapidinho tá cozido, bjs.

      Excluir