quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Crise

Hoje estudando alemao -lendo, me deparei com um texto que me levou a...
A crise dos países ditos ricos, ou melhor de continentes considerados ricos, América do Norte e Europa, lembrei agora da crise de 29.

Estao pedindo arrego, kerem ajuda, kem sabe da China, do Brasil e até da Turquia. Quem diria né.

China dita "comunista" e fechada para influências na sua sociedade e política, mas nao tao fechada assim ao capitalismo, enriquecimento e exploracao.

Brasil, carnaval, futebol, favelas, criminalidade e problemas sociais, mas é o país mais rico da América do Sul.

E a Turquia, sempre vista com maus olhos, diziam, 'só ker entrar na Uniao Européia' e isso representava o perigo para um enxame de turcos, mas precisamente na Alemanha.

E a crise, USA, depois Grécia, agora estao falando na Itália, e tem os portugueses (conheco uma leva q está vindo p Alemanha) e espanhóis etc..

A Alemanha (escuto os alemaes dizendo q ela é muito forte e nao quebra será?)e a Franca tao aí segurando a corda que está quase arrebentando, estao precisando de mais uma maozinha, ou melhor de mais maos, kem sabe né a China ajuda um poukinho, o Brasil tb e agora a Turquia, kem diria a TURQUIA. 

A Dilma por enquanto nao está pensando em colaborar, foi o que disse no G20.

Pergunta 1: China, Brasil, Turquia e outros países que estao emergindo na economia deviam ajudar, isso quer dizer, por exemplo, ajudar os portugueses-colonizadores do Brasil; Turquia a sempre mal vista, à sua entrada na Uniao Européia e  a China e outros...

Pergunta 2: E se fosse o contrário haveria ajuda? 

Pergunta 3: Se nao ajudarem, será uma crise que afetará a todos, entao devem ajudar?

Enfim me digam aí...


2 comentários:

  1. Bom dia! Interessante essa sua pergunta. Mas uma coisa eu digo, Os países emergentes não estariam de fato ajudando e sim emprestando com juros a perder de vista...rsrs
    Seria um tipo de empréstimo que depois seria cobrado, assim como os Estados Unidos combravam de seus empréstimos exigindo facilidades para seus empresários e cometendo vários abusos contra nós e outros países por vários e vários anos. Se o Brasil terá a certeza de receber esse dinheiro ou favores depois, ninguém saber.

    ResponderExcluir
  2. Era uma vez países de primeiro mundo..Um conceito que vai entrar pra história, haha!A crise aqui ainda está grande. E já fazem 3 anos!!!

    Bjos

    ResponderExcluir