segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tamanho é ou nao é documento!?

Meu final de semana foi tao agradável. Convidei marido para passear, na verdade caminhar, tudo comecou porque acho que devemos 'dietar'. Eu moro em um 'Dorf', rodeado de outros Dörfer, essas pequenas cidades têm um charme especial.
Sábado fomos caminhando para uma cidade aqui do lado, só 2,6 km. Lá tem ruazinhas estreitas de pedras,  casaroes bem antigos, modernos também, igreja católica nao podia faltar, casas de producao e degustacao de vinhos, porque a regiao é produtora de vinhos e também vários restaurantes e claro o verde dos pés de uvas, muito aconchegante. Durante essa caminhada me lembrei um pouco do centro histórico da minha 'Heimat'.
 Domingo resolvi que iria conhecer a História da cidade que moro, claro como graduada em História é o mínimo, talvez uma tentativa de nao enferrujar.
A nossa cidade tem quase 4000 habitantes e descobrimos que há 3 museus e uma biblioteca, achei muita coisa, pra uma cidade pequena é muito se compararmos ao Brasil, porque provavelmente há cidades brasileiras com a mesma proporcao e populacao que nem museu tem.
Sim os 3 museus, o primeiro visitado foi o museu do vinho, o segundo museu relacionado a filme e fotografia, esses 2 conseguimos visitar dentro do horário de funcionamento, mas o museu da cerâmica  nao encontramos, parece que fechou, nao se sabe ao certo. Quanto a biblioteca pertence a igreja católica e já estava fechada, mas deu pra dar uma olhadinha pela janela e pretendo voltar lá depois.
Os 2 museus bem organizadinhos proporcional ao tamanho da cidade, mas gostei mais do museu do vinho, rústico, me fez lembrar o tempo de pesquisa na facul, coisas e documentos de época.
E quero continuar desbravando a regiao. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário