terça-feira, 17 de maio de 2011

Tadinho deles e de nós?!

Olá, como de costume nas segundas e sextas tenho aulas no curso de alemao B2.1. Bem, ontem segunda, to eu voltando no Zug sozinha sem minhas amigas da Espanha e do Quirgistao e encontrei um alemao amigo delas. Puxei conversa, só o tinha visto uma vez e mesmo assim comecei a falar com ele, nao sei se ele lembrava de mim e se falaria comigo, sabe como sao os alemaes, meio reservados, tímidos, enfim questao cultural.
 Sabe kero fazer contato com os alemaes, conversar,  assim treino meu alemao. Os próprios alemaes já me disseram isso, fala, puxa conversa.Comecei  a falar e aproveitei para perguntar sobre estudos e profissao. Ele está fazendo um segundo Ausbildung, tudo pra trabalhar em bancos, mas o seu sonho era estudar Medicina, ops, mas pra ele esse sonho na Alemanha nao vai dar.
 Acho que muitos já sabem das especifidades da Educacao aqui na Deutschland, nao vou falar sobre isso, existem muitos blogs legais que explicam.
 Pra fazer uma faculdade por aqui, só faz quem concluiu o Ginásio, ou seja tem o Abitur, mas nao é só isso, tem as notas, o cara tem  que ser bom em notas. Nota boa aqui é 1 e pra cursar Medicina a média do Abitur tem que ser 1. Ele foi rejeitado, porque nao tem esse tal de 1, nem 2 serve colega e ele falou isso na maior, sem constrangimento. Pausa pra pensar, ele nao teve vergonha de se expor. Minha pergunta: Os alemaes sao assim??
 Sim, mas ele pode cursar outras faculdades com as notas 2, 3, falei isso pra ele, mas ele nao quer, faculdade pra ele só se for Medicina. Entao ele resolveu fazer outra coisa, mas nao sei se ele está satisfeito.
 Aí fiquei pensando no Brasil, qualquer um que quiser de verdade, pode cursar Medicina, existe muitas possiblidades, vai lá estuda muito e passa no vestibular, seja na Pública ou na Particular pagando, mas por essas bandas nao. E aí o que vocês acham do Sistema Educacional da Alemanha, é discriminatório, exigente demais?
E eu to aqui pensando o que vou fazer agora. Estudar? Tentar uma nova profissao? Professora como sou será que vai dar? Sim, mas Ausbildung ou uma nova Facul ou quem sabe um Master? Calma nao quero cursar Medicina. Quem sabe Traducao...??? Nao sei??? E minha cabeca nao para, todos os dias penso nesses temas.
Tadinho deles e de nós?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário