sábado, 21 de maio de 2011

'Luz no fim do túnel'


Ontem foi o último dia do curso de alemao B2, mas só da primeira parte, do Teil 1, a segunda parte será no segundo semestre se tiver no mínimo 8 alunos e no momento, da nossa turma, somente 5 estao dispostos a fazer e isso me preocupa um pouco. 
Esse curso foi uma mao na roda pra mim, em vários sentidos, mas um muito importante é que nao custava caro, 100 euros pra quem mora na cidade, no meu caso custou 200 euros, só porque moro em outra cidade, mesmo assim saiu barato, porque um curso de nível B2 até C2 é de 400 euros pra mais, tudo isso porque é na Volkshoschule, tá é mais devagar, mas eu aprendo melhor assim, o intensivo, 4 semanas 1 módulo, voa fica tudo jogado e misturado na sua cabeca, consequência o aprendizado nao se solidifica e 'eu nao vou tirar o pai da forca, correr pra quê, acelera demais, sofre acidente, carrega traumas e pode até ter fim, hum to até filosofando', enfim, cada um tem o seu tempo certo.
Sim, mas há uma luz no fim do túnel. Sabe minha professora de alemao é muito legal, na verdade ela é russa, estrangeira como cada um de nós lá da sala, só que ela fez Facul na Rússia de Alemao, toda sua vida profissional foi e tem sido lecionando alemao. Mas o que aconteceu com ela, casou com um alemao, veio morar na Alemanha, teve filho, saga de muitas de nós brasileiras, estrangeiras em geral.
Ela trouxe seu diploma, mas a Alemanha na hora de validar o diploma do estrangeiro (como da professora também) sempre dá um jeito de exigir mais qualificacao. Entao minha professora tá fazendo Facul de novo podeee!
Sim ela é uma grande incentivadora, incentiva todos nós a estudar alemao, é necessário nessa terra meu povo, nos dá dicas sobre integracao, sobre o que fazer com nossos diplomas, mesmo que tenhamos que fazer um Ausbildung ou Studium.
Sim e a luz no fim do túnel. Como eu estava falando das várias dicas que ela nos deu, uma delas eu vou testar, irei contactar uma tal Frau que é 'especialista' em assuntos de integracao, há até a possibilidade de continuar estudando alemao do B2.2 até o C2 kostenlos ou reduziert, fora a validacao do diploma,  Ausbildung, Studium, estágio ou até quem sabe um trabalho de verdade.
E lá vou eu de novo, vamo que vamo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário