sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tabu!


Uma das coisas que estou com vontade de falar hoje é sobre um "Tabu" que paira na cultura alema, existem vários, estou descobrindo, mas sobre a questao que envolve dinheiro, aparência e ostentacao hum!.
Bem na cultura americana, podemos nos incluir, porque nao é só a USA que faz parte da América, eles sao norte-americanos, mas sao intitulados de americanos e americanos na verdade sao todos aqueles que vivem na América, inclusive o Brasil, claro, mas aí nao somos designados de americanos e sim de sulamericanos. Sim, mas isso é uma discussao mais longa.
Entao como estava falando na cultura americana você demonstra o que tem, ou seja, em relacao ao dinheiro você demonstra com BENS, como carros, roupas, sapatos e melhor quando é tudo de marca, de grife. Claro que  devido a criminalidade, as pessoas tentam evitar demonstar o que tem, quanto ganham, mas nao dá pra negar que quem tem dinheiro, tem mesmo. Quanto aos alemaes, sao mais discretos, mas também há casos e casos.
No Brasil, a maioria das pessoas ganham pra pagar suas contas e o que sobra se faz uma farrinha ou extravagância e quando nao dá para fazer isso, você tem a liberdade de chegar e dizer hoje nao vai dar, "to liso, lisinho" e as pessoas entendem, se elas quiserem mesmo a sua companhia até podem chegar a dizer "fica tranquilo eu pago, depois a gente acerta".
Agora vai fazer isso aqui na Alemanha, um alemao chegar e dizer hoje nao dá to sem grana, é vergonhoso, ou falar e perguntar sobre o valor do salário do outro, se ganha pouco ou muito, cada um com o seu cada qual, mas isto é uma questao cultural e nós aprendemos que cultura é cultura, é isso mesmo, será...  Fala sério! O que mais posso dizer....

2 comentários:

  1. Realmente, eu nunca ouvi um alemao falar q ta sem dinheiro. Ta estudante nao conta hehehe
    Mas em relacao a marca, eles gostam de usar roupas, bolsas, calcados, tudo de marca se possivel (tirando os pobres estudantes). Mas para eles nao eh questao de ostentacao e sim investimento. estao investindo em qualidade e bom gosto. Agora quanto a carro meu marido fala que aí entra sim a ostentacao. na rua dele ele me conta que qd alguem trocava de carro os vizinhos corriam pra trocar tb, escolhiam um modelo parecido, mas mais caro que o outro, claro, nada aberto, mas a disputa existe implicitamente.
    Adorei sua observacao!!! Continues sempreee postando!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, eu amo os produtos de boas marcas daki. Dica: Fuja da Clatronic ou algo parecido, é uma marca muitoooo ruim. hahahah
    Mas adorei sua observacao sobre essa coisa de falar de dinheiro. Isso realmente eu nunca vi alguém falando. Acho que tb as pessoas tem uma nocao do teto salarial das profissoes, deve ser por isso.
    Beijosss

    ResponderExcluir