quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um Dia Feliz!

Um dia feliz para mim, recebi meu Certificado de Integracao, fico pensando se é ou nao é importante, mas melhor tê-lo que nao tê-lo, sei que existem casos e casos, mas com ele vou descobrir quais as possibilidades de portas se abrirem mais um pouquinho para mim. Muitos estrangeiros tem esse certificado, mas muitos nao têm, nao conseguem passar nas provas. Para a Alemannha é importante eles perceberem que os estrangeiros estao interessados em se integrarem ao país, a cultura e ao idioma e esse certificado demonstra o mínimo de interesse pessoal, claro que o melhor é ir além, estudar mais, avancar mais no idioma para conseguir se adpatar melhor a vida na Alemanha, mas esse é o primeiro passo em alguns casos, como no meu. O bom é que o país te ajuda, me ajudou um pouco, pelo fato de eu ser casada com um alemao. Um estudante comum paga caro, a Alemanha pagou mais da metade da despesa e depois da aprovacao eu ainda vou receber metade do que paguei. Gente vou receber metade do dinheiro, nao é legal, fico feliz por isso. E o Bundesamt für Migration und Flüchtlinge que é um órgao responsável por tratar das coisas relacionadas aos estrangeiros, te orienta a que passos dar daqui em diante, por exemplo, se eu quizer me profissionalizar a nível médio ou a nível universitário vamos falar assim para nao complicar.
Reconhecer um Certificado ou um Diploma (como é o meu caso) aqui é outra história, muda tudo, o que é o Curso de História no Brasil. Hum, pode ser igual ou bem diferente aqui.
Sim esse curso de integracao que abrange cultura e o idioma alemao é 'baratinho' vamos dizer assim porque é em euro, vivemos na Europa, mas em real é bem 'carinho'  e isso só até esse nível  B1. Já do B2 até o C é por conta própria, pra vocês terem uma idéia o B2 que estou fazendo agora custa 200 euros, cada módulo, sao dois né e esse foi o mais barato que achei, tive sorte, porque geralmente é de 300 euros pra mais. A Alemanha te ajuda com o mínimo, nao conheco a realidade de outros países, mas pelo menos aqui eles ajudam um pouquinho né, agora ir mais além é com cada um e as vezes nao é fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário